História

O Pai do Futebol Brasileiro

 

Charles Miller

O Brasileiro Charles Miller introduziu o futebol no País em 1984,com duas bolas que trouxe da Inglaterra, onde passava dez anos estudando.
Os primeiros jogos do novo esporte foram entre ingleses empregados em firmas de São Paulo.Como essas partidas demonstravam muitos interesses, Miller passou a divulgar suas regras básicas e a instruir pessoalmente os jogadores, tantos os do seu time como o da equipe adversária. Foi jogador e também presidente do primeiro clube de futebol do brasil, São Paulo Athlétic.
Charles Miller foi vice-cônsul honorário da Inglaterra em São Paulo.


Filha de Charles Miller e o Neto

Revista - São Paulo Notícia de 1994
Quando o São Paulo Ganha os Miller vibram e tem certeza de que o velho Charles no céu, também também se alegra muito.Eles afinal adoram futebol e são são paulinos.
Helena Rudge Miller 85 anos é filha de Charles Miller, o homem que a 100 anos trouxe ao brasil a duas primeiras bolas de couros que detonaram por aqui a paixão pelo futebol.
E Carlos o único sobrinho de Helena e único neto de Charles, é fã do futebol bem jogado, como do time que mais ganha títulos no mundo nos ultimos anos.

"Eu gostava muito do Santos da era de Pelé e sinto hoje que é impossivél não torce para o São Paulo", diz Carlos que guarda com carinho alguns troféus e medalhas ganhos pelo avô e sonha reunir todos esse material num espaço onde se possa cultuar a memória do futebol brasileiro."Seria um lugar como os que existem no Estados Unidos para se ver basquete, com bar,telões apresentando jogos,videoteca,biblioteca e salas de relíquias como a de meu avô". explica.
Tal como o pai, Dona Helena sempre foi são paulina.Diz que se sente muito orgulho e emoção quando assiste pela Tv os jogos do Tricolor."O São Paulo sempre foi nosso time do coração" diz.
Desde que o irmão "Carlos são paulinos fanático,também" faleceu em 1976, dona Helena passou a ser a única descendente direta de Charles Miller.Ela e o sobrinho agora se prepara para torce por outro título do Tricolor com certeza ele virá logo como sempe